quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ferramentas Estratégicas imprescindíveis para pequenas e médias empresas

            Quando tratamos do assunto de ferramentas estratégicas para “pequenas e médias empresas”, parece que nos esquecemos da importância que elas têm, sabemos que esses dois mercados empregam muito mais que empresas grandes. Dados importantes pesquisados pelo Sebrae-SP nos dá ideia da magnitude desse universo.

            Segundo o Sebrae-SP, até em 2015 teremos 8,8 milhões de empresas, mais da metade estará concentrada no setor de comércio (55%), em todo o país, seguido pelos serviços (34%) e indústria (11%), chegaremos a um número aproximado de 24 pessoas por empresa, número muito próximo com os da Europa e países ditos desenvolvidos.

            Parece incrível, mesmo depois de saber dos números citados acima, quando procuramos soluções para problemas que afligem as organizações, na maioria das vezes, encontramos ferramentas e soluções desenhadas para empresas de grande porte, multinacionais, é com grande dificuldade e depois de muita procura e pesquisa, talvez encontraremos ferramentas que podem ser utilizadas por pequenas e médias empresas.

            Devemos nos atentar para um ponto muito óbvio, tal como uma grande empresa, as pequenas e médias têm os mesmos problemas, é claro, guardadas as proporções. E então por que não fazer uso das ferramentas ditas exclusivas para os grandes conglomerados de “gigantes”?

            Se partirmos de um princípio básico que a maioria das empresas grandes já foram pequenas em algum momento da vida, por que achar que ferramentas estratégicas, tais como:

·         Gestão por Competências;

·         Avaliação de Desempenho;

·         Planos de Cargos e Salários;

·         Balaced Scorecard (BSC), entre tantas outras, não podem ser aplicadas em empresas de médio e pequeno porte?

Ferramentas estratégicas, como o próprio nome já diz, são implementos feitos para a busca da excelência organizacional, profissional, de processos, procedimentos, da qualidade das pessoas, tudo isso com um foco quase imutável, os resultados superiores.

“Ninguém busca a excelência para piorar”.

Vejamos, que empresa que não precisa, independentemente do seu porte, ter seu planejamento estratégico desenhado? Crescimento desordenado vira bagunça e cria enormes problemas insolúveis. Neste mesmo sentido podemos citar “pessoas” (colaboradores), com seus desejos e vontades, com suas necessidades e carências, a empresa que não planeja e desenvolve suas pessoas, está fadada ao fracasso, portanto, não importa o tamanho da organização, todas têm carências de ferramentas de gestão, que as levam ao atingimento de suas visões organizacionais.

            Devemos então, deixar de lado essa visão conformista de que empresas médias e pequenas são diferentes e que não temos tempo para realizar melhorias, ou o que é pior, “não há necessidade dessas coisas de empresas grandes” e olhar o futuro, implementando estruturas organizadas para o crescimento sustentável.

Outros artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário