quinta-feira, 14 de abril de 2011

Porque trabalhar o Clima Organizacional?



Quando o assunto é clima organizacional, precisamos levar a sério, pois é nele que é depositado grande parte das expectativas dos colaboradores de uma empresa.


Por meio do clima organizacional conseguimos dar argumentos e subsídios para que cada um dos colaboradores pertencentes a essa organização tenha sua dose diária do combustível para sua motivação.


Entendendo que esses argumento e subsídios não dependem somente do departamento de recursos humanos, mas da diretoria, dos gerentes dos líderes de qualquer nível hierárquico dentro da organização, pois sem o apoio dessas figuras, que carinhosamente chamo de ”locomotivas“, não há clima que resista ou que permaneça de forma satisfatória em qualquer organização.


Um dos motivos mais óbvios para trabalhar o clima organizacional é a necessidade de manter os clientes internos ou colaboradores em constante satisfação, provendo para eles ambientes cada vez mais agradáveis, pois sabemos que passamos maior parte do tempo no trabalho do que em nossas próprias casas, trabalhamos muito mais do que nos divertimos, damos muito mais atenção aos nossos afazeres diários oriundos de nossas funções do que para nossa família, portanto o clima organizacional do ambiente de trabalho tem que ser de muita satisfação.


Para isso, dispomos de uma ferramenta fantástica que nos ajuda a identificar os possíveis pontos frágeis que teimam em perseguir as organizações, trazendo a insatisfação para perto do bem maior de uma empresa, seus colaboradores. Essa ferramenta é denominada Pesquisa de Clima Organizacional.


Como a pesquisa de clima é aparentemente entendida com uma ferramenta simplesmente operacional, iremos mostrar que essa visão de “operacionalidade” não é bem assim.  Podemos indicar uma série de pontos que a pesquisa de clima consegue diagnosticar e nos dar a oportunidade de implantar melhorias e adotar medidas para alcançar diversos pontos importantes e que nos ajudarão a entender e a aprimorá-los.


Entre tantos pontos de melhorias que a pesquisa de clima nos fornece, vamos ressaltar alguns de suma importância para toda organização:



  • Retenção de Talentos;
  • Diminuição das doenças psicossomáticas;
  • Treinamentos alinhados com os objetivos da empresa;
  • Alta produtividade;
  • Melhoria da Comunicação Interna;
  • Credibilidade;
  • Desenvolver Oportunidades de Melhorias.
     Com esses pontos trabalhados ao longo dos dias, perceberemos e conseguiremos fazer a manutenção necessária do Clima Organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário