terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Está na hora da Pesquisa de Clima, o que fazer?


Toda empresa passa por esse momento.
A pesquisa de clima é inevitável para empresas que querem obter sucesso, pois, por meio da satisfação interna é que chegamos mais rápido na tão sonhada alta produtividade, no alto comprometimento dos colaboradores, na queda dos números de retrabalho, absenteísmo e desperdício de material, enfim, tudo vai bem quando os colaboradores estão bem.
Até parece slogan quando falamos que a empresa vai bem quando os colaboradores estão satisfeitos, porém, é a mais pura verdade.
De acordo com informações do site mundo marketing, no Brasil as empresas têm o índice de satisfação dos colaboradores superando a casa dos 70%, por meio deste índice podemos justificar a frase acima, “a empresa vai bem, quando os colaboradores estão satisfeitos”.
Uma pesquisa de clima organizacional, por si só, não ajuda muito, é claro, sem ela não conseguimos enxergar onde estão as insatisfações dos nossos colaboradores, porém ela precisa ser bem preparada, os colaboradores bem sensibilizados para que tudo corra da melhor forma possível, dentro de um padrão de qualidade, credibilidade e transparência, só assim teremos resultados fidedignos para consolidar e partir para ação.
Vale aqui uma lembrança, cada empresa é uma empresa, cada empresa tem seus colaboradores, suas crenças e seus valores... Então, a pesquisa tem que ser personalizada, de nada adianta juntarmos um monte de questões e fatores oriundos de dezenas de pesquisas de outras realidades e de ramo de atividades diferentes e querermos aplicar em nossa realidade, em nosso cenário, isso só dificultará e distorcerá os dados obtidos, não nos dando certeza quanto ao resultado final.
Paremos um pouco para refletir sobre as necessidades da empresa em questão, podemos sim, ter essas dezenas de pesquisas para termos como um padrão, um formato de referência para nos guiar na construção, porém nossa pesquisa tem que ser única e exclusiva.
Porém, contudo, entretanto, colaboradores satisfeitos não são sinal de credibilidade com a empresa e inclusive com o departamento de recursos humanos, existe uma frase de Rosell que diz - “Se te incluo você será meu parceiro, se te excluo você será meu juiz”, quanto mais envolvermos os colaboradores das decisões tomadas, dos passos seguintes a cada projeto implementado na empresa, mais teremos os colaboradores como parceiros e não como juízes.
Outra forma muito eficaz para que essa credibilidade cresça e apareça, é tratar as insatisfações ou discordâncias após a aplicação da pesquisa de clima, de forma que todos percebam que foram ouvidos e que mudanças estão acontecendo, nesse momento não importa o tamanho da mudança, mas sim a mudança.
Sempre dizemos nas nossas sensibilizações que, “Tudo o que for proposto será analisado, porém nem tudo que for proposto ser realizado”, isso mostra, dá credibilidade e transparência nas relações entre RH e colaboradores e conseqüentemente a empresa também ganha.
A idéia da aplicação da pesquisa de clima é manter sempre em evidência a satisfação do colaborador em relação ao ambiente de trabalho, medindo sempre as proporções entre trabalho e satisfação.
Tomando por base que passamos quase a maior parte do tempo em nossos postos de trabalho do que em casa com a família, precisamos de um ambiente agradável e próspero, onde toda a energia seja canalizada para o aumento da produtividade o desenvolvimento e crescimento profissional.
Finalizando então a ideia da pesquisa de clima posso dizer que “uma pesquisa de clima só não faz verão”, precisamos agir em prol de melhorar cada uma das insatisfaçõesOrganizacional, se não a mais importante, uma das mais importantes ferramentas de estratégia empresarial que nos possibilita levar os colaboradores ao desenvolvimento profissional e ao atingimento da visão organizacional.
Por: Alxandre Giomo

Um comentário:

  1. Oi Alexandre
    Gostei muito do seu artigo!!!
    Parabééééns!!!

    Obs: ao observar seu blog pude ver que vc cita: Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficases - Stephen R. Covey ( a palavra eficazes esta escrita errada; é com z)

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