quinta-feira, 24 de março de 2011

Clima Organizacional

O clima organizacional está ligado diretamente com a cultura de uma empresa. Essa cultura é instaurada por seu fundador, de certa forma é ele quem iniciou todo o processo na criação da empresa e com isso os reflexos de sua forma de agir e liderar são preconizados por todos.
Segundo Actouf (1994), “a cultura é um complexo coletivo feito de “representações mentais” que ligam o imaterial ao material”.
Daí, a ideia dessa transformação do que é mental em material, por meio de comportamentos observáveis, essa cultura vai sendo seguida e disseminada por todos, e se cria esse complexo coletivo.
É por meio da cultura de uma empresa que a conhecemos, é claro, sem deixar de lado sua missão, visão e seus valores que, ao final, é um resumo ou um reflexo da cultura da organização.
A cultura organizacional, ao contrario do que muitos pensam,  é dinâmica, porém, se transforma de forma muito lenta. Diversas variáveis externas fazem com que as empresas tenham suas culturas alteradas, podemos atribuir a essas variáveis externas às mudanças de leis, novas tecnologias, crises, aquisições entre outras forças.
Existem também forças internas como mudança na alta direção, empresas que saem do “status” de “empresas familiares” para empresas realmente profissionalizadas, fusões, aquisições e muito mais.
Por fim, precisamos entender que a cultura organizacional é algo muito importante e crucial ao bom andamento de uma empresa. Entre outros fatores, colaboradores satisfeitos é sinal de empresa “saudável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário